Por Maria Luiza Salvadori de Carvalho Wolk


Sonhar em ter o próprio negócio é um dos desejos que povoam a mente de muitos empreendedores que se arrojam em realizar este projeto, entretanto avaliar com cautela todas as variáveis é fundamental para o sucesso do empreendimento.

A escolha de um ponto comercial pode ser uma das determinantes do bom resultado ou não de seu negócio. Senso crítico, muito estudo, cautela e as orientações de especialistas são elementos indispensáveis no início da pesquisa sobre seu negócio.

Para além de um produto de qualidade, atendimento bem treinado e preços convidativos, a localização é fundamental para que sua empresa se estabeleça e se solidifique no mercado.

Discurso amplamente explorado na área de marketing é o equilíbrio entre os quatro “P”s: ponto , produto, preço e promoção. Quando se avalia o ponto, sabe-se que ele pode contribuir para o volume maior ou menor de vendas, resultando de forma decisiva sobre o faturamento. Pode ser muito superficial a fala de que “A rua é ótima porque é bem movimentada”.

É necessário que se tenha bem definidos no plano de negócio qual é o seu produto para o mercado, que público busca atender, quem é o concorrente mais próximo para, posteriormente, passar para a análise do ponto.

Ao escolher a região, procure observar a facilidade de acesso, estacionamento, transporte coletivo para clientes e funcionários, local para a carga e descarga de mercadorias e hábitos dos consumidores do seu segmento.

Sobre isso alguns detalhes devem ser examinados de maneira minuciosa. Observe o movimento da rua pretendida em dias e horários diferentes. Os pedestres serão seu consumidor em potencial? A posição do imóvel também deve ser bem pensada: escolha aquele que proporciona sombra à tarde. Dependendo do comércio, seu sucesso pode também estar ligado ao fato de estar na mão de direção adequada para o consumidor, como é o caso de uma padaria. Ela terá muito mais fluxo se estiver no sentido centro-bairro.

A segurança do local também é importante: locais muito desertos à noite, próximos a praças mal iluminadas e com frequência meio “violenta” são itens que depreciarão seu negócio ou afugentarão sua clientela.

Muitos serão os cuidados do empreendedor ao escolher um imóvel para começar ou transferir seu negócio. Sem dúvidas, outros tantos detalhes não explorados aqui também passarão sob a análise antes da decisão final.

Uma bem preparada equipe de corretores de imóveis, como a da Piccoloto Imóveis, que conheça todas as potencialidades de sua carteira de locação, pode seguramente assessorar nesse momento tão importante.